Ensaios
Ensaios Femininos
"Olhar nos olhos de uma mulher é mergulhar num oceano de mistérios. Perscrutar esses mistérios exige coragem, pois nunca sabemos o que iremos encontrar, apesar de termos a certeza de que nunca mais seremos os mesmos após um encontro profundo com uma alma feminina.
Mergulhar nos olhos de uma mulher exige sensibilidade. Tem-se que saber nadar com suavidade sabendo que pode se machucar se ferí-la – e sua defesa é muitas vezes o ataque.
Mergulhe em vários desses olhares e como verás belezas tão raras surgirem diante dos seus olhos desacostumados. É a vida transmutada em esperança habitando lá onde se achava ser um local inóspito.
Dispor-se a fazer esse mergulho é ter um encontro profundo com Deus, pois a mulher é uma semi-deusa. É a parceira de Deus no ofício perfeito da criação. Para mergulhar, portanto, é necessário também ter um coração puro. Ora, o lugar onde nadas é sagrado. Um Oceano marcado por naufrágios e cheios de tesouros afundados.
Seja o olhar da mulher-criança que derrete o coração de qualquer pai que se diz durão: um Oceano de Doçuras.
Ou o olhar da mulher-adolescente tão cheio de dúvidas existenciais. Não se sabe quem se é. Já não é mais a criança de outrora, nem ainda a mulher que desejaria ser: um Oceano de Incertezas.
O olhar da mulher-solteira. Lutadora em busca dos seus sonhos dentro os quais está o desejo por um bom marido onde se possa pordeitar a cabeça por sobre o peito e repousar tranquilamente, sentindo a proteção de um homem que a faz feliz: um Oceano de Esperanças.
Ou o olhar da mulher-mãe sempre voltada para os frutos de sua parceria com Deus. Uma alma que chora mais do que ri. Que se regozija ao sofrer, pois o seu sofrer é por muito amar: um Oceano de Amor.
O olhar da mulher-abandonada que é guerreira e continua a sua luta sem poder parar para entender suas dores e os motivos de sua solidão: um Oceano de Mágoas.
E o olhar da mulher-viúva. Que tem a alma do amado ausente, presente nas mais belas imagens que ressoam nas lembranças: um Oceano de saudades.
Tanto são os olhares quanto a infindável diversidade de vidas nos mares. Todas com suas belezas e perigos; seus desejos e mistérios; suas defesas e ataques. Entretanto, é necessário que se saiba sempre que, sejam nas partes rasas ou profundas, mergulhar nos olhos de uma mulher exige acima de tudo, Amor."